Dessa fruta, tudo se aproveita. Saiba como garantir seus benefícios à saúde.

Muito se ouve sobre os atributos da polpa do mamão. Sementes e casca do mamão também contêm fibras. É melhor comê-lo com ou sem sementes? E a casca? Será que perdemos nutrientes importantes ao deixá-las de lado?

Para a nutricionista Natália Rodrigues, da ONG Banco de Alimentos, em São Paulo, faltam pesquisas relacionadas a as sementes. “No entanto, acredita-se seja uma ótima fonte de fibras, ampliando a saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino”, diz.

O ponto é que a mastigação seria essencial na absorção dessas fibras. “Uma boa dica é assá-las e consumi-las como petisco”, ensina Natália. Se o gosto amargo for um problema, experimente triturá-las e incrementar iogurtes e saladas de frutas, por exemplo.

A casca, por sua vez, merece ainda mais destaque. “Ela reúne uma quantidade maior de proteínas, fibras, potássio e fósforo do que a polpa“, explica Natália. Se quiser sair do óbvio na cozinha, vale inclui-la em sucos, vitaminas e receitas de bolo.

E a polpa do mamão?

Além das fibras, ela é rica em papaína. Essa substância ajuda a digerir as proteínas, melhorando o seu aproveitamento e facilitando ainda mais o trânsito intestinal. A polpa ainda carrega doses de vitamina C. É, realmente vale a pena aproveitar tudo dessa fruta.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/e-melhor-comer-mamao-com-ou-sem-sementes-e-a-casca/

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