Aliada a sessões de terapia, essa técnica pode favorecer a saúde de ponta a ponta.

Relaxamento, queda da pressão arterial e da glicose no sangue e melhora da depressão: foram esses os benefícios observados por cientistas da Universidade Nacional Kangwon, na Coreia do Sul, ao incentivarem 53 mulheres a investirem na automassagem nos pés e em sessões de psicoterapia por três semanas.

“Estimular essa região ajuda a desbloquear a energia no organismo”, justifica a terapeuta corporal Regina Machado, de São Paulo. “O ideal é reservar pelo menos 15 minutos por dia para a prática, que pode ser complementada com escalda-pés e óleos”, arremata o professor Reginaldo Filho, diretor-geral da Escola Brasileira de Medicina Chinesa, na capital paulista. Mas atenção: há contraindicações, por exemplo, em casos de feridas, traumas e trombose.

Como massagear os pés

Passo 1

Comece pela ponta dos dedos. Faça movimentos circulares no sentido horário sete vezes em cada um deles.

Passo 2

Passe para a área superior da sola, realizando um vai e vem com os polegares ao redor de dez vezes.

Passo 3

Na porção inferior da sola, vá pressionando a região em círculos por dez vezes. De cima para baixo.

Passo 4

Por fim, contorne a lateral interna, do dedão ao calcanhar. Repita por dez vezes, pelo menos.

Fonte: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/massagem-nos-pes-nao-combate-apenas-o-estresse/

Deixe seu comentario:

*

Voce deve inserir um email valido.

2016 © MeuMKT - Reabilit Centro Médico

Em caso de emergência ligue:        +55 27 3235-1187